Método de Maria Montessori
Maria Montessori (1870 – 1952)
Obteve uma formação em medicina, pedagogia, filosofia e outras ciências, criou o seu próprio programa dirigido, inicialmente, ao desenvolvimento das crianças mais problemáticas. O nome da pedagoga Montessori tornou-se conhecido mundialmente depois de participação dos seus alunos numa competição intelectual em que esses alunos ganharam . Este facto chocou, naquela época, toda a sociedade pedagógica. Após essa ocasião, o método de Maria Montessori era mais ouvido, estudado e utilizado nas escolas oficiais.
Os princípios do método de Montessori
Com este método as crianças desenvolvem no meio de autonomia e liberdade, elas próprias revelam a iniciativa, apenas é necessários criar as condições adequadas ao desenvolvimento autónomo e, se tiver necessidade, ajudar.
“Os conhecimentos e as habilidades Auto adquiridas melhor aplicam-se na consciência do ser humano, ficam mais profundos, tornam a pessoa verdadeiramente livre. “Maria Montessori.
O método elaborado pela pedagoga italiana MariaMontessori significa estimular na criança autodesenvolvimento e autoeducação. Esta capacidade apresenta-se já na idade precoce, por isso este período concedera-se um bom período para começar a educar um futuro talento. A criança é um individuo e não é um robô, é necessário respeitar a personalidade da mesma.
O bebé nesse momento não dispõe o interesse para brincar com o lego ou observar as imagens? Ele tem razão! Desde que não seja um perigo à sua saúde deixem-no fazer o que lhe interessa (chamo a atenção ao leitor, que a liberdade na escola montessoriana é responsabilidade consciente pelo que faz e não é permissividade nem impunidade).
A Montessori propôs à criança o meio de desenvolvimento onde o material era escolhido pela própria criança e não pelo adulto, esse material não cansa e, pelo contrário, estimula a criança cada vez mais.
Nos seus trabalhos a pedagoga utilizava “zonas de desenvolvimento proximal” ou período sensitivo da criança, onde a mesma demonstra uma aptidão máxima ao estudo dum acontecimento ou dum fenómeno. A tarefa do professor é notar e ajudar a desenvolver as capacidades que esse período promove. Não vale a pena começar pela matemática no pico do período de desenvolvimento da capacidade artística ou ao contrário, ensinar tocar o piano no período sensitivo em que se revela a capacidade em desenvolvolvimento de matemática ou outra ciência. Também é importante de saber que os períodos sensitivos não voltam a repetir o que significa que, futuramente, a criança pode ter algumas dificuldades na área não ou pouco desenvolvida.
Já passaram mais de 100 anos desde o momento em que o mundo reconheceu o sistema de educação pelo método de Maria Montessori, entretanto, os seus trabalhos científicos são atuais até aos dias de hoje. O método de Montessori seguem as escolas dos países escandinavos que, pela estatística, são as melhoras escolas da Europa. As escolas Montesorianas frequentaram nomeadamente Larry Page e Sergey Brin, criadores do Google; Jimmy Donal Wales, criador da Wikipédia; príncipes da Inglaterra William e Harry, ator George Clooney entre outros.
“Ser humano nasce para ser livre, só pessoa livre é capaz amar e respeitar verdadeiramente, só pessoa livre é capaz de viver uma vida perfeita e feliz” Maria Montessori