3 razões para começar a desenvolver a criança do 0 aos 3 anos
Neste artigo vou falar sobre o livro de Masaru Ibuka, o fundador da Sony, “Kindergarten is too late”. Era engenheiro e empresário japonês, criador de conceitos inovadores na educação e ensino das crianças do 0 aos 3 anos.
O Glen Doman (diretor do Instituto do desenvolvimento da capacidade potencial do ser humano, EUA) escreveu na introdução desse livro o seguinte: “Acho que dá algumas ideias na educação das crianças na idade precoce e deve ser lido por todos os pais do mundo. Aqui encontram as respostas para diversas dúvidas”.
Assim o autor do livro “Kindergarten is too late” apresenta a sua filosofia na educação das crianças entre 0 e 3 anos e justifica a importância do desenvolvimento do bebé.
O Desenvolvimento precoce não propõe “aleitamento forçado” com os conhecimentos científicos e com os números infinitos. A principal ideia do método é introduzir à criança uma nova experiência na hora certa.
Sugestões de Ibuka para o desenvolvimento inicial da criança
Masaru Ibuka propõe sugestões surpreendentes e interessantes para o desenvolvimento inicial da criança. Uma vez que uma criança pequena preferiria aprender do que comer, porquê não deixá-la aprender línguas estrangeiras ao mesmo tempo que a língua materna? Porquê não deixá-la aprender a nadar ao mesmo tempo que rastejar? Porquê não deixá-la aprender a ler ao mesmo tempo que tocar um instrumento musical? Porquê não deixá-la ouvir as histórias da “Branca de Neve” ao mesmo tempo que faz experiências científicas. De acordo com Ibuka, o cérebro do bebê pode tomar uma quantidade quase “infinita” de “insumos” e não há motivo para se preocupar com a “alimentação forçada” ou estimulação demasiada, o cérebro do bebê absorve como “uma esponja”, e, quando chegar ao ponto de saturação, ele pára automaticamente …até chegar outra “faísca” de interesse.
Porquê as crianças na idade precoce “têm fome” das experiências e das aprendizagens, elas estão impacientes à espera que lhes apresentem uma coisa nova e interessante, elas devem estar expostas apenas para o melhor, diz Ibuka, e, porquê não podem ser oferecidas às lições, às experiências ou a outras habilidades possíveis. A criança não sabe o que é fácil e o que não é, mas reconhece o que é interessante e o que não é. O autor também afirma que se tocar piano ou violino, a criança desenvolve a capacidade de concentração, a criança poderá não ser futuramente um músico, mas poderá ser uma pessoa de raciocínio lógico discursivo unido à imaginação através do mecanismo de comparação e de abstração.
Queria chamar a atenção do leitor, para o facto de que não tem necessidade de entender literalmente o nome do livro. Aprender nunca é tarde, é uma verdade, mas não podemos esquecer que o ensino tem os seus graus e, para ter um bom efeito na aprendizagem, temos que subir esses graus um atrás do outro sucessivamente e começar esta escada do número 0.
Em conclusão apresento 5 citações que Msaro Ibuka introduziu no seu livro “Kindergarten is too late” e que me emocionaram bastante:
- Convívio da criança com adulto, principalmente o convívio táctil é muito importante para o desenvolvimento intelectual.
- O bebé não fica satisfeito só pelo elogio ou aborrecimento dos pais. O objetivo será cumprido se descobrir e eliminar o motivo da insatisfação e não suprimir o desgosto da criança.
- Qualquer experiência ou sensação recebida até aos 3 anos, torna-se como uma base, um fundamento da personalidade formada.
- O método das ordens “Faz isso!” “Tira aquilo!” da pessoa que está sentada no sofá é o método da pessoa preguiçosa. Educar a criança significa, educar a si próprio a toda a hora.
- Interessar o bebe ao estudo é o melhor método pedagógico.
E vocês, como desenvolvem as suas crianças? Partilhem os vossos métodos na nossa página de Facebook.